quinta-feira, 20 de março de 2014

Olá mundo, nós somos Portugal


Para quem já leva o Hugo Almeida ao Mundial do Brasil e julga ter hipóteses de vencer, levar a Suzy ao Festival da Canção faz todo o sentido. O que é que esta música, intitulada "Quero ser tua" e escrita por Emanuel, nos terá para oferecer?

Muito pouco. Quase nada, vá. A canção pimba conta com 26 versos. Em 18 destes, a cantora afirma com toda a intenção que quer ser "dele". Quem é ele? Não sei. Mas provavelmente, é graças a ele que vamos ter a Suzy a representar-nos perante o mundo. O que é chato. Assim vai ser difícil vencer a competição. Porque os habitantes de Castro Verde que votaram para que esta música fosse a escolhida não moram em mais lado nenhum, para depois terem peso ao votar numa fase mais avançada da prova. 

O panorama musical português vai muito para além da música pimba. Depois riem-se de nós lá fora, e com razão. Já bastava o Paulo Machado ontem andar a passear o seu bigode por "Old Trafford". Que no final do jogo, em vez de distribuir autógrafos pelos adeptos, pôs a t-shirt ao ombro e andou a servir caracóis pelas bancadas. É pena não podermos mostrar ao resto do mundo que conseguimos produzir alguma música com qualidade, cujos instrumentos não se limitem a um acordeão e a dois tambores. Tocados por brasileiros, para piorar. 

Temos de melhorar isto de escolher aquilo em que somos bons. Tanto trabalho a fazer coisas com qualidade, para depois deixarmos esta rapariga ir dizer, vezes sem conta, "quero ser tua", lá para fora. O que vale é a persistência de muito bons artistas portugueses, que, com as devidas dificuldades, tentam reverter esta situação. 

Sem comentários:

Enviar um comentário