sábado, 27 de junho de 2015

Não Incendeiem o Felino


Em Vila Flor é prática comum queimar-se um poste revestido de palha, com um pote de barro no topo e um gato dentro do próprio pote. Evidentemente, o animal é queimado e sofre. É assim que a população se diverte na freguesia de Mourão, com a "Queima do Gato".

É natural que a falta de internet na vila ou a própria analfabetização dos "jovens que aí habitam" ofereça muito tempo livre, mas existem inúmeras atividades que podem ser realizadas, com vista a comemorar o São João, que não incorrem na parvoíce. Eis uma lista de "Atividades divertidas para se fazerem no São João":

Atividade 1ª: Molha do António - Em comunidade, todos os habitantes se reúnem para dar um momento de alegria a António. António é um sem-abrigo que apenas toma banho uma vez por ano, no São João, quando decorre esta atividade. António fica mais jovem e feliz.

Atividade 2ª: Refeição da Júlia - Todos os habitantes se reúnem numa mesa muito comprida, para juntos, degustarem as horríveis receitas de Júlia. Júlia é uma senhora de 106 anos, cuja vida está prestes a atingir o limite e julga que os seus pratos são excecionais. Para não fazer a desfeita a Júlia antes da sua morte, a vila almoça o seu Porco com Ervilhas, capaz de tirar a fome ao próprio Fernando Mendes.



Atividade 3ª: Lavragem do Henrique - A população dirige-se ao terreno de Henrique, que sofreu um acidente de motociclo e está paralisado da cintura para baixo. Inviabilizado de lavrar o seu terreno, Henrique vê os habitantes de Vila Flor reunidos, durante o São João, para o ajudar. Algumas dores de costas não se comparam à felicidade que paira no rosto de Henrique.

Todas estas propostas diferem daquela que está a ser posta em prática, na medida em que não se queima um gato. Era esse o foco da questão.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário